Sugestões para o Halloween 2017 no Netflix.

Sugestões para o Halloween 2017 no Netflix.

Chegou a altura do ano em que vos faço algumas recomendações para o Halloween. Desta vez, e porque o Netflix se tem tornado uma plataforma ca. [...]

Fantasporto 2017 – Os Vencedores.

Fantasporto 2017 – Os Vencedores.

Termina este domingo mais uma edição do Fantasporto, a 37ª, com a exibição de alguns filmes premiados. A entrega de prémios decorreu este. [...]

“The Escape” volta a juntar a BMW a Clive Owen.

“The Escape” volta a juntar a BMW a Clive Owen.

Foi em 2001 que a BMW revelou Clive Owen ao mundo, numa série de curtas-metragens onde um exímio motorista de aluguer era contratado para mis. [...]

“Os Vampiros”, de Filipe Melo e Juan Cavia – Crítica.

“Os Vampiros”, de Filipe Melo e Juan Cavia – Crítica.

Antes de mais, quem conhece este cantinho sabe que eu sou um fã do Filipe Melo e do Juan Cavia. Já antes escrevi com entusiasmo sobre alguns . [...]

“Nada Tenho De Meu” – A Utopia da Liberdade.

“Nada Tenho De Meu” – A Utopia da Liberdade.

Antes de mais, devo dizer que sou fã do “José e Pilar“, do Miguel Gonçalves Mendes, e era com expectativa que aguardava o seu pr. [...]

“AVANCA’10 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”

em: 2010/07/18 | por: | em: Artigo Patrocinado, Cinema | 1 comentário em “AVANCA’10 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” | lido: 3.566 vezes

Mais uma vez o laxanteCULTURAL apoia (quase) tudo o que de estimulante, sério e competente se faz ao nivel da cultura em Portugal. Desta vez, publico dois comunicados do Cineclube de Avanca, respeitantes ao “AVANCA’10 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”. Deixo também os parabéns por esta edição e os votos de maiores felicidades para o futuro.

Personalidades do Cinema Mundial Orientam Workshops no festival AVANCA 10

Personalidades, oriundas de diversos países, irão estar no “AVANCA’10 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, a orientar espaços de trabalho sobre temas tão variados como a realização, o trabalho de actor, a animação, o cruzamento de imagens reais e animadas e a imagem 3D estereoscópica.

Tendo aberto agora as inscrições para a participação nos trabalhos deste evento, o AVANCA’10 que este ano comemora a sua décimo quarta edição, decorre entre 28 de Julho e 1 de Agosto próximo.

Wim Vandekeybus estará no AVANCA a orientar um workshop sobre o cinema com a inspiração no mundo envolvente. As pessoas à volta, a sua vida e as suas experiências. O encontro com a natureza, pessoas, diferentes formas e estilos de movimentação, música, filmes, literatura, teatro… os alicerces da criação.

Vandekeybus é um dos mais destacados nomes da dança contemporânea europeia e autor de uma obra cinematográfica muito particular. “The Last Words” foi premiado no AVANCA’99 e o filme seguinte “Inasmuch” esteve na selecção oficial do AVANCA 2000.
Tanto no cinema como na dança, a obra de Wim Vandekeubus desenvolve-se no seio das paixões humanas, no caos, evocando poderosamente o corpo para criar movimentos que hoje marcam na quase totalidade a sua obra: violenta, enérgica, poderosa e sensual.

Da Estónia, virá um dos grandes mestres da animação europeia, que irá realizar uma curta-metragem de animação explorando criativamente a animação “stop-motion”.

Riho Unt é um autor prolífero, surpreendente, corrosivo e inovador.

“Lili”, realizado em 2008, foi Prémio Melhor Animação no AVANCA’09.

Anteriormente, o AVANCA havia estreado em Portugal os seus filmes “Saamuel’s Internet” em 2000 e em 2002 “The Penguins Parade”. Os seus filmes foram premiados e exibidos em todos os grandes festivais de cinema de animação.

A sua obra tem sido objecto de retrospectivas, nomeadamente em Clermont-Ferrand, Helsínquia, Budapeste, Melbourne, Nova Iorque e Tóquio.

Do mesmo país, virá Tanel Toom, o primeiro realizador da Estónia a receber uma nomeação e a ganhar um OSCAR.

Tanel vê assim confirmada pela Academia americana uma carreira iniciada com “Teine Tulemine”. Este filme, um épico de guerra brilhante e surpreendente, estreou na competição oficial do festival de Veneza e foi distinguido no AVANCA’09.

Tendo estudado realização cinematográfica na Universidade de Tallinn, continuou os seus estudos de mestrado na NFTS em Inglaterra, onde realizou “The confession” que acaba de ser distinguida com o “Student OSCAR” para o melhor filme estrangeiro.

Tanel dirigirá um workshop lembrando o que disse Hitchcock “O drama é vida da qual se eliminam os momentos aborrecidos”.

Do Uruguai virá Beatriz Flores Silva para dirigir um workshop de direcção de actores.

Tendo estudado cinema em Bruxelas, em 2001 terminou a longa-metragem “En la Puta Vida”, uma co-produção Belga, Uruguaia, Espanhola e Cubana. Este filme viria a ser multi premiado, nomeadamente em Bogotá, Havana, Miami, Huelva, Lérida e em Portugal no Festroia.

“Masángeles” é a longa-metragem seguinte, terminada em 2008. Estreada em Portugal no AVANCA’09, foi aqui distinguida com 2 prémios, incluindo o do Melhor Actor.

Beatriz Flores Silva tem um papel de relevo na política de cinema latino-americano, sendo actualmente a Coordenadora Nacional do “INPUT – International Public Television Screening Conference”.

“Cruzar imagem real com animação” é a proposta da realizadora belga Silvia Defrance.

Tendo estudado animação na Faculdade de Belas Artes de Gent, onde é investigadora e ensina teoria do cinema, Defrance explora e questiona estruturas de realização, empurrando os seus códigos até aos limites na prática fílmica.

Entre outros filmes, realizou em 2008 “Candy Darling”, Prémio da Melhor Curta-metragem do AVANCA’09. Este filme, entre a imagem real e a animação de imagens C.G.I., foi igualmente premiado em Nova Iorque, Paris, Mar del Plata, Los Angeles, São Francisco, Chicago e Milão.

Experimentar filmar em estereoscopia 3D é a proposta do workshop dirigido pelo português Marco Neiva.

Licenciado em Computação Gráfica e Multimédia pelo IPVC, Neiva é o autor do primeiro filme realizado em Portugal em 3D de alta definição e imagem real.

Tendo participado como “estereógrafo” em diversos filmes e publicitários, no inicio de 2010 fundou a HyperCube, empresa especializada em produções estereoscópicas.

Acompanhando os mais recentes desenvolvimentos da terceira dimensão no espaço audiovisual, Neiva tem participado em várias conferências internacionais sobre 3D e é convidado regularmente para dar palestras em escolas e festivais.

Estes trabalhos serão coordenados pelos realizadores Diogo Carvalho, Luis Margalhau e Raquel Baptista, pelo produtor Francisco Ávila e pelos actores Ivo Prata e Jackas.

O AVANCA’10 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Para mais informações:

AVANCA’10
Cine Clube de Avanca
3860-078 Avanca
tel. / fax 234 880658
festival@avanca.com
www.avanca.com
www.ccavanca.blogspot.com

HOMENAGEM AO CINEASTA MATOS BARBOSA.

FILME EM ANTE-ESTREIA, LIVRO, DEBATE E EXPOSIÇÃO NO MUSEU DA CIDADE DE AVEIRO

O cineasta Manuel Matos Barbosa será homenageado na quarta-feira dia 14 de Julho, pelas 17.30 horas no Museu da Cidade em Aveiro.

O seu novo filme “A Ria, a Água, o Homem”, uma obra de animação com base nos textos de Raul Brandão sobre a Ria de Aveiro e com a voz do actor Joaquim de Almeida, será apresentado em ante-estreia no pequeno auditório do Museu.

A homenagem será marcada pela apresentação do livro “A RIA, A ÁGUA, O HOMEM – o cinema de Manuel Matos Barbosa”, publicação que traça um percurso de vida e faz um primeiro registo da filmografia do cineasta.

A cerimónia integra ainda um debate sobre Aveiro e o cinema amador, com a presença dos mais destacados cineastas da cidade, nomeadamente os que integraram o célebre “Grupo de Aveiro” com intensa actividade nos anos 60 e 70.

Matos Barbosa, nascido em Oliveira de Azeméis em 1935, encontrou no desenho e no cinema, a sua forma de expressão por excelência. Com Vasco Branco e Manuel Paula Dias, assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados internacionalmente. Do documentário à animação, os seus filmes têm uma forte componente inspiradora da paisagem, das histórias e das gentes da Beira Litoral.
Com uma filmografia de 18 filmes, estas obras foram várias vezes premiadas e exibidas em festivais de Portugal, Alemanha, Andorra, Angola, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Rodésia, Suíça e Moçambique.

“A Ria, a Água, o Homem”, marca o retomar da actividade de Matos Barbosa no cinema de animação. Tendo sido produzido pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, contou com o apoio do ICA / Ministério da Cultura e RTP, entre outras entidades. Este filme tem já exibição prevista nos Festivais AVANCA’10 e CINANIMA.

Entretanto, a exposição sobre o filme e o cineasta, que ocupa os 3 pisos do Museu da Cidade, pode ser visitada de terça a sexta das 10h às 12.30h e das 14.30h às 18h, até final do mês de Julho.

Antecipadamente gratos pela divulgação que possam dar a esta notícia.

Cine-Clube de Avanca

3860-078 Avanca

tel – 234.884174

fax – 234.880658

movies@avanca.com

Deixe um comentário