Fantasporto 2018 – “Chimera”.

Fantasporto 2018 – “Chimera”.

“Chimera” é o primeiro filme do realizador Maurice Haeems, e tem antestreia mundial este sábado às 21h15 no pequeno auditório d. [...]

Fantasporto 2018 – Dias 24, 25, 26, 27 e 28.

Fantasporto 2018 – Dias 24, 25, 26, 27 e 28.

Continuamos a divulgar a programação do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, no Grande Auditório do Rivoli –. [...]

A Floresta Das Almas Perdidas – Terror Luso, Melancólico e Poético.

A Floresta Das Almas Perdidas – Terror Luso, Melancólico e Poético.

Há alguns anos que conheço e acompanho o trabalho do José Pedro Lopes e do Anexo 82. Com uma interessante colecção de curtas-metragens no . [...]

“Os Vampiros”, de Filipe Melo e Juan Cavia – Crítica.

“Os Vampiros”, de Filipe Melo e Juan Cavia – Crítica.

Antes de mais, quem conhece este cantinho sabe que eu sou um fã do Filipe Melo e do Juan Cavia. Já antes escrevi com entusiasmo sobre alguns . [...]

“Nada Tenho De Meu” – A Utopia da Liberdade.

“Nada Tenho De Meu” – A Utopia da Liberdade.

Antes de mais, devo dizer que sou fã do “José e Pilar“, do Miguel Gonçalves Mendes, e era com expectativa que aguardava o seu pr. [...]

Fantasporto 2018 – Dias 1, 2 e 3.

em: 2018/02/07 | por: | em: Cinema, Crítica, Fantasporto | Sem comentários em Fantasporto 2018 – Dias 1, 2 e 3. | lido: 216 vezes

Concluímos a divulgação da programação do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, no Grande Auditório do Rivoli – Teatro Municipal, desta vez entre os dias 1 e 3 de Março.  No dia 4 serão exibidos os filmes premiados, cuja programação será divulgada após o anúncio do palmarés. Para saber a restante programação, aqui ficam  os links com o programa completo do festival, no Issuu e no facebook oficial do Fantas.

QUINTA, 1 DE MARÇO

15:00 – “The Woman in Unit 23B (Ang Mananaggal Sa Unit 23B)”

Prime Cruz – 83’ – Filipinas CF – Fantástico – v.o.leg ingl/leg port – INTERNATIONAL PREMIERE
Jewel é uma mulher misteriosa que vive sozinha na cidade. Até que encontra Nico, um tipo que sofre um desgosto de amor e que também se acha rejeitado como ela. Mas o seu segredo não é comum. De Prime Cruz, vencedor do prémio de melhor Curta-metragem filipina de 2016.

Apreciação:

Classificação: /5

17:00 – “The Butcher, The Whore and the One-Eyed Man”

Como é a segunda vez que o filme é exibido,  a sua informação está no artigo anterior.

19:00 – “Aparição”

Fernando Vendrell – 116’ – Port – Drama – SR – v.o.port /leg ingl. – ANTESTREIA MUNDIAL
O novo professor da terra tem de ensinar Latim a uma jovem muito especial e sedutora. Baseado no romance homónimo de Virgílio Ferreira de 1959, com interpretações de Jaime Freitas e Victória Guerra, este é o mais recente filme de Fernando Vendrell, já homenageado no Fantasporto e premiado pelo seu filme “Fintar o Destino” (1998).

Apreciação:

Classificação: /5

21:30 – “November”

Rainer Sarnet – 115’ – Estónia/Holanda/Polónia – CF – Fantasy – v.o.leg ingl/leg port – ANTESTREIA
O principal problema dos aldeões é sobreviver ao duro, longo, frio e escuro Inverno. E para conseguir sobreviver vale tudo, nada é tabu. As pessoas passam a vida a roubar-se umas às outras, roubam aos senhores feudais germânicos que os dominam, roubam aos espíritos, ao Diabo, a Cristo. Espantosa e original produção, representante da Estónia aos Óscares e premiado no Festival de Tribeca (EUA).

Apreciação:

Classificação: /5

23:45 – “Mexico Barbaro II”

Diego Cohen, Christian Cueva, Ricardo Farias, Michelle Garza, Carlos Meléndez, Lex Ortega, Abraham Sanchez, Sergio Tello, Fernando Urdapilleta. 95’ – Mexico – Fantasy/Horror. P&P. v.o.leg ingl/leg port – ANTESTREIA
México Bárbaro é a resposta mexicana às clássicas antologias do terror como “Creepshow”. Criado pelo produtor/realizador Lex Ortega, a primeira antologia “México Bárbaro”, de 2014, encorajou os realizadores mexicanos do género a tornarem-se tão arrojados quanto possível. Ortega seleccionou um conjunto de nove curtas, cada qual mais impressionante que a anterior.

Apreciação:

Classificação: /5

SEXTA, 2 DE MARÇO

15:00 – “Fractured”

Como é a segunda vez que o filme é exibido,  a sua informação está no artigo anterior.

17:00 – ESPECIAL TV GLOBO – 112’

Carcereiros


José Eduardo Belmonte, Fernando Grostein Andrade – 35’ 07’’ – Bras – Drama prisional – v.o.port. ANTESTREIA
Adriano é um agente da guarda prisional que tem que sofrer as dificuldades da vida na cadeia: a dele próprio e a dos prisioneiros que tem que guardar. ”Carcereiros” é uma produção da TV Globo, com brilhante interpretação de Rodrigo Lombardi, e foi vencedor do Prémio MIP TV da Melhor Série do Ano em Cannes.

Apreciação:

Classificação: /5

Vade Retro


Mauro Mendonça Filho, André Felipe Binder, Rodrigo Meirelles – 35’ 10’’ – Brasil. Fantasy. v.o. port –ANTESTREIA
Celeste (Monica Iozzi) é uma advogada ingénua e que enfrenta uma crise no escritório de advocacia, já que não possui nenhum cliente para defender. Quando ela conhece Abel Zebu (Tony Ramos), a jovem acredita que sua situação possa melhorar. Produção da TV Globo.

Apreciação:

Classificação: /5

Meio Expediente


Santiago Dellape – 40’ – Bras- TV Globo – Fantasy – v.o.port – ANTESTREIA EUROPEIA
Jairo, chefe de uma repartição pública, tem um final de ano amargo. Ignorado pelos funcionários na lotaria de Fim de Ano, ele vê os seus colegas e subordinados a dividirem um prémio milionário. O solitário Jairo inicia então uma extraordinária aventura de Natal. Uma história de ternura e revelação da realidade brasileira, apresentado na TV Globo como “O Filme de Natal de 2017“. O realizador foi premiado no Fantasporto 2017 por “A Repartição do Tempo”.

Apreciação:

Classificação: /5

19:00 – “A Comédia Divina”

 Como é a segunda vez que o filme é exibido,  a sua informação está no artigo anterior.

21:00 – “The Hollow Child”

Jeremy Lutter – 88’ – Can – CF – Horror /Fantasy – v.o. ingl/leg port – INTERNATIONAL PREMIERE
Uma adolescente adoptada, Samantha, faz todo o possível por desmascarar um perigoso impostor sobrenatural na sua nova família, de forma a salvar a sua nova irmã… Primeiro filme do realizador Jeremy Lutter cujas curtas-metragens ganharam diversos prémios internacionais, como os Leo Awards.

Apreciação:

Classificação: /5

23:00 – “Acts of Violence”

Brett Donowho – 86’ – EUA – Acção – v.o ingl./ leg port P&P – ANTESTREIA
Quando a sua namorada é raptada por uma quadrilha de traficantes de pessoas, Roman (Ashton Holmes) e os seus antigos camaradas da tropa lançam-se no seu encalço para a resgatarem antes que seja demasiado tarde. Pelo caminho, Roman junta-se a Avery (Bruce Willis), um polícia que investiga o tráfico de humanos e combate a mal-intencionada e corrupta burocracia… O realizador ganhou 4 prémios no Festival de Cinema de Hollywood. Distribuição Cinemundo.

Apreciação:

Classificação: /5

SABÁDO, 3 DE MARÇO

14:00 – “The Night of the Virgin”

Roberto San Sebastián – Esp – 117’ – Fantasy – P&P – v.o. ingl/leg port – ANTESTREIA
Uma comédia de terror passada numa festa de Fim de Ano. Nico, um ingénuo jovem de 20 anos, faz tudo para perder a sua virgindade nessa noite, custe o que custar. No meio da festa, o seu olhar cruza-se com o de Medea, uma ardilosa e atraente mulher madura. Filme premiado nos festivais Fantasia (Canadá), Fantaspoa (Brasil) e Atlanta Horror Fest.

Apreciação:

Classificação: /5

16:15 – “Freddy/Eddy”

Trini Tullman – 94’ –Alemanha – Drama psicológico – P&P -v.o.ingl/leg port – ANTESTREIA
Freddy encontra-se na maior crise da sua vida, depois de ter sido acusado de ter batido na sua mulher. Enquanto o seu mundo se desmorona, o seu amigo imaginário da infância, Eddy, reaparece exactamente com o aspecto actual de Freddy. Só que em vez de se tornar numa ajuda, como antigamente, Eddy torna-se num pesadelo. Prémio Melhor Filme no Austin Film Festival.

Apreciação:

Classificação: /5

18:00 – “Crone Wood”

Como é a segunda vez que o filme é exibido,  a sua informação está no artigo anterior.

21:00 – SESSÃO DE ENCERRAMENTO OFICIAL E DE ENTREGA DE PRÉMIOS – “Le Fidèle” (“Fidelidade Sem Limites”)

Michael R. Roskam – 130’ – Bélgica – Drama – P&P – v.o. /leg port – ANTESTREIA
Filme representante da Bélgica aos Óscares, foi selecionado para os Festivais de Veneza, Londres, Chicago e Toronto. Uma trágica história de amor no mundo das corridas de automóveis e da criminalidade. “Variety” considerou o realizador como um dos 10 a seguir com atenção. Distribuição Cinemundo.

Apreciação:

Classificação: /5

A que sessões estão a pensar ir? Quais os filmes que vos despertam mais curiosidade? Digam-nos nos comentários, e voltem para ver se concordam com a nossa apreciação…

Deixe um comentário