Fantasporto 2017 – Os Vencedores.

Fantasporto 2017 – Os Vencedores.

Termina este domingo mais uma edição do Fantasporto, a 37ª, com a exibição de alguns filmes premiados. A entrega de prémios decorreu este. [...]

“The Escape” volta a juntar a BMW a Clive Owen.

“The Escape” volta a juntar a BMW a Clive Owen.

Foi em 2001 que a BMW revelou Clive Owen ao mundo, numa série de curtas-metragens onde um exímio motorista de aluguer era contratado para mis. [...]

Sugestões para o Halloween 2016.

Sugestões para o Halloween 2016.

Mais uma vez, venho-vos sugerir alguns filmes para esta altura do ano em que procuramos emoções fortes: o Halloween. São todos filmes deste a. [...]

“Os Vampiros”, de Filipe Melo e Juan Cavia – Crítica.

“Os Vampiros”, de Filipe Melo e Juan Cavia – Crítica.

Antes de mais, quem conhece este cantinho sabe que eu sou um fã do Filipe Melo e do Juan Cavia. Já antes escrevi com entusiasmo sobre alguns . [...]

“Nada Tenho De Meu” – A Utopia da Liberdade.

“Nada Tenho De Meu” – A Utopia da Liberdade.

Antes de mais, devo dizer que sou fã do “José e Pilar“, do Miguel Gonçalves Mendes, e era com expectativa que aguardava o seu pr. [...]

“Game Of Thrones” – O Inverno Está A Chegar.

em: 2010/09/13 | por: | em: Literatura, Televisão | 6 comentários em “Game Of Thrones” – O Inverno Está A Chegar. | lido: 5.133 vezes

Um Verão dura décadas, os Invernos podem levar uma vida. E a luta pelo Trono de Ferro começou.

Ela espalhar-se-á desde o Sul, onde o calor cozinha tramas, luxurias e intrigas; para as vastas e selvagens terras a nascente; até ao Norte gelado, onde uma muralha de gelo com 250 metros de altura protege o reino das forças ameaçadoras que aí residem.

Reis e rainhas, cavaleiros e renegados, mentirosos, senhores e homens honestos… Todos jogarão o “Jogo dos Tronos”.”

Foram ontem divulgados novos vídeos e imagens promocionais da série da HBOGame Of Thrones”. Baseada na saga de fantasia “A Song Of Ice And Fire” de George R. R. Martin, publicada em Portugal pela “Saída de Emergência”, espera-se que esta versão consiga, pelo menos, aproximar-se da qualidade dos livros.

Fantasia para adultos é apenas um dos muitos rótulos atribuídos a esta excelente saga, considerada por muitos a melhor dos últimos 50 anos, e para alguns – blasfémia – acima até de Tolkien.

Aqui não temos a típica história do jovem campónio que é atacado na sua aldeia natal, e que acaba por ser o salvador do mundo. Aqui não existe também a eterna ‘luta entre o bem e o mal’. Aqui todas as personagens têm falhas, todas erram, e quando erram há consequências. Não são salvas miraculosamente por um raio de luz vindo do céu nem têm uma espada mágica que lhes dá poder sobre os elementos. E quando nos começamos a afeiçoar a elas, simplesmente morrem…

E que grandes tramas temos: reis, rainhas, bastardos, príncipes mimados, soldados desajeitados, lobos perdidos, relações incestuosas, traições, pequenas vitórias, derrotas estrondosas…

A magia, elemento comum a praticamente toda a fantasia, aqui é apenas um elemento secundário, sendo a acção muito mais focada nas tramas dos bastidores do poder e na caracterização das personagens.

Aponto apenas dois defeitos a “A Song Of Ice And Fire”: primeiro, tratando-se de um mundo vasto e de uma história complexa, o número de personagens secundárias é muito extenso, levando o leitor por vezes a perguntar ‘quem era mesmo este gajo?’; segundo e mais grave para quem começou a ler e a amar esse mundo, é a espera. É que depois do lançamento do 4º livro da série, “A Feast For Crows”, Martin está a levar o seu tempo a concluir o 5º, “A Dance With Dragons”, de um número previsto de sete. Não há, portanto uma previsão de quando veremos o desfecho de todas as tramas e o destino de todos os personagens que aprendemos a amar ou a odiar.

E agora a HBO, essa mesmo, de “The Sopranos”, de “Six Feet Under”, de “True Blood”, etc., comprou os direitos e iniciou já a produção da adaptação televisiva de “A Song Of Ice And Fire”.

Chamada “Game Of Thrones”, o nome de um dos volumes da saga, e com a supervisão do próprio George R. R. Martin, a série deverá, caso tudo corra pelo melhor, ter sete temporadas, uma por cada livro, o que não dá muito tempo ao autor para a conclusão da história. Anda lá, Martin, força nisso! Esperemos que isso não implique uma descida na qualidade da escrita até agora excelente.

O casting parecer trazer também muita qualidade à adaptação, com nomes como Sean Bean (“The Lord Of The Rings”), Lena Headey (“Terminator: The Sarah Connor Chronicles“), ou Peter Dinklage (“Death At A Funeral“).

As primeiras imagens, apresentadas há algum tempo, deixaram alguma água na boca, e agora são apresentados, além de uma nova foto, um video de apresentação e outro de ‘behind the scenes‘, com a participação do próprio George R. R. Martin.

Vai ser uma difícil espera, até finalmente podermos ver, semana após semana, as tramas épicas que decorrem nos ‘Sete Reinos‘ a desenrolarem-se à nossa frente, e comprovar se a HBO conseguiu manter o brilho do original.

Aqui ficam então os vídeos, só para abrir o apetite.

E então, o que acharam e quais as vossas expectativas?

{ 4 Comentários… read them below or adicione um }

Nuno Couto Setembro 14, 2010 às 16:05

Depois de ter lido e visto os vídeos, acho que podemos esperar uma série que nos vai fazer colar ao televisor, claro que falo por mim, pois adoro este tipo de séries ou mesmo filmes, se assim fosse o caso. Digo isto, pelo simples facto de que, neste género de série, a violência, intrigas e traições, será o prato forte, e sempre com muita intensidade.
Não me quero atrever a fazer comentários mais alongados mesmo porque não tenho assim tantos conhecimentos dos actores, realizador e muitos outros intervenientes para que possa fazer um comentário mais abrangente acerca desta série. O que posso dizer é que este artigo e os vídeos me abriram o apetite para conhecer melhor esta obra.
Na minha humilde opinião, esta saga vai ser de grande intensidade do inicio ao fim, algo que já faltava a uma série desde o ultimo ano.
Parabéns mais uma vez ao Pedro pelos excelentes artigos que escreve, já começa a ser um hábito para quem já o conhece e acompanha o Blog.
Abraço.

Responder

Pedro Afonso Setembro 14, 2010 às 19:31

Obrigado Nuno por mais este entusiástico comentário e pelos elogios. Mas, pela primeira vez , os elogios não podem ir exclusivamente para mim. Desde ontem que o laxanteCULTURAL tem mais um autor, o Rogério Lourenço, grande amigo desde o liceu e que eu desafiei a colaborar com este blog. Foi ele que escreveu o artigo e é para ele que vão os elogios…

Responder

Natacha Outubro 9, 2010 às 12:41

Bem que estou tão entusiasmada com os livros e como descobri que vai haver uma serie fiquei maravilhada! Há 1 mês que comecei a ler e já não consigo parar! Até a data de hoje nunca tinha lido algo tão bom e que nunca nos deixa cansados, quero sempre ler mais!
Espero que a serie esteja a altura!
Obrigada pelo post e vão dando mais algumas noticias sobre a serie 😀

Responder

Pedro Afonso Outubro 9, 2010 às 12:47

Obrigado nós, Natacha. Com certeza que teremos esta série debaixo de olho. Volte sempre…

Responder

Deixe um comentário