Oscars 2011 – Nomeado Para Curta de Animação 4/5 – “The Lost Thing”.

| Lido 3.717 vezes

Depois de  “Day & Night“, “The Gruffalo” e “Let’s Pollute”, este é o quarto dos cinco nomeados para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação. “The Lost Thing“, é uma co-produção Australiana e Inglesa, com uma animação prodigiosa e uma estória que mais não é do que uma metáfora à sociedade actual, desprovida de sentimentos, emoções e atenção ao que de importante se passa à nossa volta.

Um rapaz encontra uma estranha criatura numa praia e decide encontrar-lhe um lar, num mundo em que toda a gente acredita que há coisas mais importantes em que concentrar a sua atenção.

Realizado por Andrew Ruhemann e Shaun Tan (também criador da estória e do argumento) e com locução de Tim Minchin, “The Lost Thing” surpreende logo de inicio pela originalidade da sua animação computorizada, numa atmosfera retro e onírica. Com uma estória muito simples, mas não simplista, é um filme que agradará a todos os públicos, mas que só os adultos poderão desfrutar na sua totalidade. As alusões à frieza da sociedade não são subtis, sendo mesmo o cerne do filme, mas são mantidos como sub-texto até ao final. E é esta sobriedade que cativa, mas ao mesmo tempo retira alguma força à narrativa, que nunca arrebata o espectador, apesar dos esforços do compositor Michael Yezerski nesse sentido.

Resumindo, percebe-se a nomeação de “The Lost Thing” ao Óscar, mas falta emoção a este simpático filme para levar a estatueta para casa. Ficam as boas intenções numa curta-metragem que apesar disso, se recomenda.

Classificação: 3.5/5

Deixe um comentário