Oscars 2011 – Nomeado Para Curta de Animação 2/5 – “The Gruffalo”.

| Lido 4.625 vezes

Depois de  “Day & Night“, este é o segundo dos cinco nomeados para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação. Chama-se “The Gruffalo“, e é a adaptação da BBC de um livro infantil de Julia Donaldson e Axel Scheffler, realizado por Max Lang e Jakob Schuh. Mas aquilo que salta à vista é o seu fabuloso elenco, com nomes como Helena Bonham Carter, James Corden, Robbie Coltrane, John Hurt e Tom Wilkinson.

Depois de escapar de um predador, a mãe esquilo, para acalmar os filhos, conta-lhes a estória de um audaz ratinho que, ao procurar comida pela floresta vai encontrar e vencer pela astúcia uma sucessão de temíveis predadores.

Infelizmente, a narrativa do filme não traz nada de novo, com uma fábula infantil que não tenta conquistar outros públicos, perdendo-se na sua previsibilidade e aborrecendo com os seus diálogos em verso já demasiado explorados. Apesar do excelente trabalho dos actores, é a animação que acaba por merecer o ponto mais positivo, conseguindo, através das novas tecnologias, reproduzir fielmente os desenhos originais do livro.

Resumindo, “The Gruffalo” é um simpático filme infantil que fará as delicias do exigente público alvo, mas falha na captação de outras atenções que fariam dele um filme para ser visto em família. Tecnicamente apelativo, acaba por ser redundante e perfeitamente dispensável. No entanto, as suas hipóteses nos Óscares são difíceis de avaliar. A academia costuma procurar o balanço entre estória e técnica, mas o vencedor do ano passado trocou-nos um bocado as voltas e tornou esta categoria imprevisível. Este é, na minha opinião e à partida, um fraco candidato. Comprovem-no já a seguir…

Classificação: 2.5/5

1 comentário em “Oscars 2011 – Nomeado Para Curta de Animação 2/5 – “The Gruffalo”.”

Deixe um comentário